VOCÊ SABIA? JASON não era o assassino do primeiro SEXTA-FEIRA 13


Na década de 80 cresceu um novo estilo de filme de terror, onde um serial killer, geralmente desconhecido e mascarado, era o responsável pelo assassinato de um grupo de jovens cheios de amor pra dar e que ficavam de bobeira em algum lugar específico. Esse estilo de filme iniciou na década anterior, em 1978, com o filme Halloween, de John Carpenter, e muitos outros vieram em seguida, mas o mais conhecido e representante do gênero foi Jason Voorhees e sua famosa mascara de hóquei nos filmes da saga Sexta-feira 13 (foram 12 filmes: 10 da franquia original, 1 crossover com Freddy Krueger e 1 Reboot).


Mas poucos sabem que apenas no terceiro filme que Jason passa a usar a tal máscara, e mais... no primeiro filme nem era ele o assassino. Mas então, quem era?

12 filmes de 1980 a 2009.
O primeiro “Sexta-feira 13”(Friday the 13th) é de 1980, inicia mostrando o acampamento fictício de Crystal Lake, onde um casal de monitores dão uma “escapadinha” pra um encontro mais íntimo. Logo são descobertos por alguém não revelado e assassinados por este. Essa tragédia faz com que o acampamento seja fechado, e muitas teorias sendo feitas a respeito da autoria do crime, mas o mesmo não é solucionado. Vinte anos depois, um novo grupo de jovens chega a Crystal Lake para reabrir o lugar e trabalharem como monitores. A partir daí novas mortes misteriosas acontecem e aos poucos são reveladas novas informações sobre o acontecido de 20 anos, e uma tragédia anterior a esta que poderia ser a causa de tantas mortes.

Jovens querendo ser monitores em Crystal Lake (Destaque pro jovem Kevin Bacon - o segundo da esquerda) 
Eles descobrem que um garoto chamado Jason Voorhees, acabou morrendo afogado no lago por displicência dos monitores que estariam namorando ao invés de cuidar das crianças. Logo teorias são levantadas de que o garoto havia sobrevivido e anos mais tarde estaria se vingando dos monitores que o deixaram se afogar. 
Alice vai encontrando um rastro de morte por todo o acampamento.
A matança continuava até que só restou uma moça chamada Alice, que desesperada por ver os corpos de seus amigos por toda parte, e querendo sair daquele local, encontra uma senhora que aparentava ter acabado de chegar ao local, e diz se chamar Pamela.

Alice encontra uma senhora misteriosa chamada Pamela
Ela conforta Alice e diz que a ajuda está a caminho e passa a conversar com a jovem. Conta com detalhes a história de Jason, e de como ele era maltratado pelas outras crianças, por ter nascido com uma aparência diferente, porém os monitores do acampamento não se importavam com isso, e foi justamente em um bullyng uma “brincadeira” das crianças com o pequeno Jason que este acabou caindo e se afogando no lago. Pamela passa a se mostrar muito rancorosa pelo acontecido, e possuir um grande ódio com os monitores que deveriam estar vigiando as crianças, até que ela finalmente revela quem é: Pamela Voorhees, a responsável por todos aqueles assassinatos. Sim meus amigos, a grande assassina do primeiro filme da franquia Sexta-Feira 13, era a MÃE de Jason.

Pamela achando que seu filho Jason está mandando-a matar Alice, em sua mente.
A Sra. Voorhees enlouqueceu com a morte de seu filho e passou a querer punir todos os monitores do acampamento, mesmo os novos que não tinham nada a ver com o ocorrido, chegando até a “ouvir” a voz do filho em sua mente dizendo para matá-los, e então persegue Alice que tenta com todas as forças fugir da assassina. A luta acaba se estendendo por vários lugares até que, na beira do lago, Alice consegue tomar o facão e matar Pamela, decaptando-a (Tenso!!!).

A Luta se desenrola até às margens do lago.
Exausta por causa da perseguição e luta, e pela casa estar toda destruída pelos acontecimentos, Alice entra em uma canoa e vai para o meio do lago aguardar o resgate, que chega pela manhã. A jovem vê os policiais chegando ao acampamento e tudo parecia resolvido, até que.... Jason surge do lago, agarra Alice e vira a canoa. 



Esse susto final pegou muitos de surpresa em 1980
Porém, Alice acorda no hospital e pergunta pelo garoto que a puxou no lago. Mesmo os policiais dizendo que não havia mais ninguém, Alice continua assustada e diz que tinha total certeza de que a Sra. Voorhees estava morta, mas que Jason ainda estava lá... e ela estava certa. Jason, já crescido, passou a dar continuidade à série de assassinatos iniciado por sua mãe, Pamela Voorhees, a serial killer do primeiro Sexta-feira 13.

"Legado" passado de mãe para filho
Você sabia?


~Marcivaldo Lira.

Comentários

  1. PQP! Eu realmente não sabia disso. Mas eu assisti poucos filmes do Jason, era mais do #TeamFredGruguer :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu descobri isso bem tarde, até porque o primeiro Sexta-feira 13 foi um dos últimos que eu assisti. Só passavam os outros no SBT, hehe. E eu tambem prefiro os filmes do Freddy =D

      Excluir
  2. Uau!!! Nunca podia imaginar isso! Não vi nenhum filme, mas sempre ouvi falar e pensava que Jason era o grande assassino! Caramba... Que história! Bom saber, nerd! Ainda que filmes desse tipo não me atraiam, é bom saber! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou do post mesmo não conhecendo muito dos filmes, minha amiga ^^ Obrigado pelo apoio de sempre ;) Abraços, minha amiga nerd

      Excluir
  3. sempre gostei e gosto até hoje, ali´s sou phã do Jason e tenho a coleção em vhs e dvds... além de 7 posteres originais dos philmes, a máscara e uma tatuagem do meu vilão phavorito... meu gênero é terror, coleciono mesmo, mas Sexta Feira 13 é o prepherido, comemoro o dia e só jogo bola quando posso usar a camisa 13... desde 1994 esse costume...

    ResponderExcluir
  4. eu n sabia disso mas agr estou sabendo eu e uma amig amamos os filmes e hj vou contar a ela o q acabei de saber daqu bjs

    ResponderExcluir
  5. eu n sabia disso mas agr estou sabendo eu e uma amig amamos os filmes e hj vou contar a ela o q acabei de saber daqu bjs

    ResponderExcluir
  6. Amo esses filmes sou apaixonada os que olhei adorei pena que não tenho todos e não olhei toda a coleção mas os que olhei adorei e sou fhã do Jason.....

    ResponderExcluir

Postar um comentário