CHAPOLIN COLORADO (Parte 3) – Não acredito! Mas que existem...EXISTEM.



A vida de super-herói para o Chapolin (Roberto Gomes Bolaños) não se resume apenas a perseguir bandidos, quadrilhas ou aerólitos, às vezes algo mais “sobrenatural” aparece na história, e cabe ao Polegar vermelho usar a sua astúcia (ou não) para resolver a situação. 



Monstros clássicos, de outro planeta, ou simplesmente farsas já deram as caras em vários episódios, vamos relembrar alguns deles.

- BRUXA BARATUXA
A bruxa e sua varinha mágica
Em 1976, foi ao ar a curiosa história de uma Camponesa-simples-de-nobre-coração-que-ia-todos-os-dias-ao-bosque-recolher-lenha (Florinda Meza) cuja beleza deixou um Ogro da floresta (Carlos Villagran) encantado, a ponto deste querer se casar com ela, mesmo contra a vontade da jovem. É então que o Ogro pede ajuda à sua mãe, uma das mais lembradas personagens das estórias do Chapolin Colorado, apesar de ter aparecido apenas neste episódio: A terrível Bruxa Baratuxa (Maria Antonieta de Las Nieves).
A bruxa e seu "filhinho"

São vários os fatores que tornaram o episódio e a personagem bastante conhecidos entre os fãs do seriado, como a risada da Bruxa, as demonstrações de força de Chapolin (“...com a mesma facilidade com que quebro este tronco de lenha...”), os feitiços da varinha mágica, e claro, a palavra mágica cabalística: Parangaricotirimirruaru! (que particularmente, me senti orgulhoso, na época, quando consegui pronunciar ^^).

Uma curiosidade deste episódio é justamente com relação à esta palavra cabalística. Na verdade esta é um “trava-língua” muito popular no México, como referência à cidade de Nuevo San Juan Parangaricotiro.

O lenhador e a camponesa
Pra completar o elenco do episódio, Ramon Valdez interpreta um lenhador que por pouco não corta a Camponesa-simples-de-nobre-coraç... Ah, vcs sabem! que havia sido transformada em árvore pela Bruxa (isso porque a Bruxa chegou a fazer a ameaça de transformá-la em juiz de futebol, deixando-a “cega” =p). Cabe ao Vermelhinho salvar a moça, derrotar o Ogro, e reverter alguns encantos deste grande confronto com a terrível Bruxa Baratuxa e sua varinha mágica.


Episódio: A Bruxa Baratuxa



- ABOMINÁVEL HOMEM DAS NEVES
Neste outro episódio de 1976, um casal de excursionistas acaba se separando de seu grupo e encontra uma cabana abandonada durante uma nevasca, ao encontrar o local todo destruído e com marcas de garras na parede, a mulher interpretada por Florinda Meza (que, aliás, está bem bonita neste episódio) lembra da lenda do Abominável Homem das Neves. Ao escutar barulhos vindos do lado de fora, e após mandar o marido (Carlos) para investigar, chega a hora de invocar o Chapolin.

Algumas cenas assustavam na época
Este episódio é um dos meus preferidos, mas confesso que me dava um pouco de medo quando criança, e se vocês forem pesquisar um pouco em comentários do vídeo deste episódio, descobrirão que ele fez muitas crianças assistirem encolhidas no sofá (ou na rede, no meu caso), pela ótima maquiagem do tal monstro branco e peludo, o Abomineve homem das naves Abominável Homem das Neves, interpretado pelo grande (e assustador quando queria) Ramon Valdez.
Nosso corajoso herói
Mas pra contrastar com o clima de terror, tivemos ótimas cenas engraçadissimas e frases memoráveis ditas ao longo do episódio, como a explicação do porque o Chapolin, tremendo de medo e suando frio, sente frio e calor ao mesmo tempo: “- É que minha mãe era de Cabo Frio e meu pai da Pousada do Rio Quente”, hehe. Além disso, quem não se surpreendia na época com os grandes efeitos especiais das telas azuis/verdes? como a qual o Chapolin consegue mover e retirar uma janela da parede deixando todos surpresos; sem contar do fato de todos descobrirem o que eram os Sleeping Bags.


O monstro consegue entrar na casa enquanto todos dormiam e muitos equívocos e sustos acontecem daí em diante, até que ocorre uma grande revelação no final do episódio.




- MARCIANOS

Edgar Vivar interpreta um marinheiro neste episódio de 1977, que avista um disco voador e, assustado, conta para todos em um porto o que acabou de ver, mas ninguém acredita no sujeito, ainda mais pelo fato de o local possuir um mergulhador (Ramon) que conta estórias tão mentirosas que paga lanches para que não duvidem dele. Diante da incredulidade de todos e temendo uma invasão alienígena, o marinheiro decide chamar o Polegar Vermelho para ajudar a investigar. O que ele não imaginava, é que dois marcianos (Rubens Aguirre e Florinda) já estavam na Terra.

Logo o pessoal passa a acreditar na presença dos marcianos, que utilizam seus aparatos tecnológicos para enfrentar o nosso herói, como um cinto de teletransporte, a famosa Pulseira Telemagnética que faz com que possam ter o controle da mão de quem estiver usando, através de um aparelho - destaque para a seqüência em que o Chapolin a está usando e malina com o mergulhador mentiroso (pobre Ramon) - e por fim, o terrível Raio Desmilinguador, que paralisa nosso herói.

Os Marcianos então recuperam a pulseira e a arma que haviam deixado cair anteriormente, se gabam por terem vencido o herói e rindo dizem que os terráqueos (ou terrículas, como eles dizem) não estariam preparados para encarar certas técnicas marcianas. 

Porém, no final, Chapolin e o marinheiro contam ao pessoal do porto sobre a pulseira e o controle remoto, e são surpreendidos pelo mergulhador mentiroso que mostra ter surrupiado o controle da marciana sem ela perceber, devolvendo a frase dita anteriormente, alegando que: “Os marcianos ainda não estão preparados para certas técnicas terrestres” :p .


Episódio: Os Marcianos

- MÚMIAS
Com relação às múmias, lembro de dois episódios em que Chapolin se deparou com elas, só que no final das contas, era uma episódio meio “Scooby-doo”, onde o final mostrava que na verdade o “monstro” não era bem o que achavam.

Um desses encontros foi no episódio “A múmia do museu”, de 1975, onde a guia do museu (Florinda) passa por uma situação incomum quando, ao mostrar a múmia de Tutankamon aos visitantes e contar sobre a lenda da maldição do antigo faraó, é surpreendida pelo desmaio de um deles que resolveu tocar na múmia, causando pânico entre os visitantes, que saem correndo, com exceção de dois (Carlos e Ramon) que acompanhavam o visitante desmaiado.

Só que tudo era uma armação do ex-noiva da guia (Rubens) que queria ficar no lugar da múmia e assusta-la. Sem tomar conhecimento do terrível plano contra ela, a guia chama o nosso herói para ajudá-la.

Os destaques deste episódio, que não assusta os espectadores por logo saberem do que se tratam, mas que deixa o Polegar apavorado, ficam por conta do tema musical dos capangas do ex-noiva, que a cada vez que saem de cena soltam um “IH” e a musiquinha começa; sem falar na “luta” final entre o Chapolin e... a múmia de verdade (Hilário).
Episódio: A múmia do museu

O outro episódio com o tema “Múmia”, é o de 1973, chamado de “Uma múmia bastante egípcia”, que está também na lista dos meus preferidos. Agora a estória se passa no Egito, aonde um pequeno grupo (Ramon, Florinda e Carlos) chega às pirâmides por meio de um mapa (com selo da Embratur :p) com o objetivo de tomar os tesouros que poderiam estar enterrados lá. 


Porém encontram um estranho guia (Rubens) que cobra ingressos pra entrar na pirâmide, mostrando que todos os tesouros já foram levados e que agora é apenas um ponto turístico. Entretanto, Carlos passa a ficar obcecado em encontrar e roubar a múmia que ainda estaria na pirâmide. Após o sumiço dele, sua noiva e seu sogro invocam o Chapolin Colorado para ajudar.

Os destaques são vários, como os “confrontos” de Chapolin com um coqueiro, a descoberta do significado de estranhos "hieróglifos", passagens secretas dentro da pirâmide, e claro, a “Múmia” que teria retornado de seu sono e causa uma série de sustos, fugas e esconderijos dos apavorados personagens. 



Vale também lembrar da comparação de força entre o guia e Chapolin através de seus braços. 
Guia: - Veja! As pirâmides do Egito! 
Chapolin: Veja! O Colosso do Ceará!

Bom, como o texto ficou muito grande, ficamos apenas com estes exemplos (por enquanto), mas lembrando que o Chapolin já enfrentou Lobisomen, Fantasma, espírito de Índio (Riacho Molhado), Vampiro e outros.... que no final das contas nem eram realmente o que diziam ser, hehe. E vocês, lembram de mais algum encontro sobrenatural nos episódios de Chapolin? Escrevam nos comentários. E não percam a parte 4, pois ainda tem muuuita coisa pra se falar sobre o Polegar Vermelho.



Sigam-nos os bons!


PARTE 1 - PARTE 2 - PARTE 3


~Marcivaldo Lira.

Comentários

  1. Eu adorava o episódio do Abominável Homem das Neves! Claro que todos os outros citados eram muito bons, e de alguns eu nem me lembrava, mas o do famoso Yeti ficou marcado. Aquele clima de tensão, o medinho básico dos personagens para com a desconhecida criatura, o vento soprando lá fora, o ruído um tantinho assustador, e, claro, as cenas engraçadas (clássico dos episódios do Chapolin Colorado), contribuíram para que este fosse um dos mais lembrados, pelo menos por mim. Que bom ler esse texto e poder recordar! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O episódio do Abonável homem das neves é um dos meus preferidos tambem, tenho tanta coisa pra falar dele, que tive que cortar muito do que já havia escrito, senão o texto ia ficar enorme, hehehe. E que bom que os textos estão te ajudando a recordar essa ótima fase, que pode voltar a fazer parte de nossas vidas, porque não? hehe. Beijos, Nat =)

      Excluir

Postar um comentário