É por causa da LEI DE MURPHY!!!


Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível.

Você está em uma fila no supermercado, ela está prosseguindo bem lentamente, porém você percebe que a fila ao lado está indo bem mais depressa e você se vê na situação de escolher ficar na mesma ou mudar para a outra. O que fazer? A resposta é: Tanto faz, sempre estará na fila mais lenta, ficando ou mudando, pois é o que diz a Lei de Murphy, baseada em... coisa alguma, mas que sempre vemos sua “aplicação” no nosso dia a dia. Mas qual a origem dessa expressão que nos atinge sempre nos momentos mais inoportunos do nosso dia a dia?

OPS!... Imagem errada
A criação desse termo veio de uma situação vivida por um engenheiro aeroespacial e capitão da Força Aérea americana, chamado Edward Murphy que, para fazer uma medição, construiu um aparelho que media e registrava os batimentos cardíacos e respiração dos pilotos. O fato é que durante o teste, a cobaia, o médico brasileiro e coronel do Exército Americano John Paul Stapp, chegou a extremos para que a leitura pudesse ser feitas em altos níveis e melhorar a sua eficiência, chegando a quase quebrar algumas costelas e romper vasos sanguíneos pelo esforço excessivo. 

Edward Murphy
Porém, no momento de analisar o que foi registrado... percebeu que houve uma falha técnica nas leituras e os dados colhidos não poderiam ser usados. O motivo? O engenheiro responsável havia ligado os circuitos de forma contrária. Em seu relatório, Murphy ao classificar o motivo da falha, relatou categoricamente: "Se há mais de uma forma de fazer um trabalho e uma dessas formas redundará em desastre, então alguém fará o trabalho dessa forma", nascia assim a Lei de Murphy.

John Paul Stapp, primeira "vítima" oficial da Lei de Murphy
A partir daí, cientistas em todo o mundo passaram a tentar entender esse efeito, procurando determinar se realmente há uma explicação científica nele. Em 1995, foi publicado um tratado sobre a lei, pelo físico Robert Matthews, com o nome de “A Torrada em Queda – A Lei de Murphy e as Constantes Fundamentais”, que chegou a ser premiado com o prêmio IgNobel (prêmio dado para a descoberta científica mais estranha do ano) em 1996. Através de cálculos complexos e inúmeros experimentos, o físico confirmou a grande máxima que diz que: “O pão sempre irá cair com o lado da manteiga para baixo”. Das 9.821 quedas experimentais, 6.101 foram, de fato, com o lado da manteiga para baixo. Mas e as outras 3.720 vezes em que não ocorreu? Não comprovariam que a afirmação é falha? Bom, segundo o corolário de Murphy: “Até a lei de Murphy pode dar errado”, pela própria lei de Murphy.

Será que o pão sempre cai com o lado da manteiga, margarina ou geleia virada para baixo?
Mas existem outras teorias e linhas de raciocínio dizendo que essa lei é apenas uma forma errônea de interpretar os acontecimentos normais do cotidiano, na verdade tudo acontece em equilíbrio, nós apenas ficamos mais atentos ao que dá errado. Por exemplo, precisamos pegar um ônibus todos os dias e vamos a uma parada, nela passam 3 linhas de ônibus e só uma linha serve para nós. Toda vez que nosso ônibus chega logo, não fazemos associação nenhuma à lei, porém, quando o ônibus atrasa e só aparecem os das linhas que não nos servem, logo pensamos algo do tipo: “Lógico que não é o meu ônibus, é a maldita lei de Murphy u.u”, então registramos em nossa mente apenas as vezes em que o segundo caso acontece, nos fazendo acreditar que é sempre assim.

Uma das inúmeras piadas a respeito da Lei de Murphy
ALGUMAS FRASES BASEADAS NA LEI DE MURPHY
- Todo corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone.
-  A informação mais necessária é sempre a menos disponível.
- O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude, o realista ajusta as velas e quem conhece Murphy não faz nada.
- Se você está se sentindo bem, não se preocupe. Isso passa.
- Se a experiência funcionou na primeira tentativa, tem algo errado.
- Você sempre acha algo no último lugar que procura.
- Se está escrito "Tamanho único", é porque não serve em ninguém.
- Não é possível sanar um defeito antes das 17:30h da sexta-feira. O defeito será facilmente sanado as 9:01h da segunda-feira.
- Não adianta amarrar o pão com manteiga nas costas do gato e o jogar no carpete. Provavelmente o gato comerá o pão antes de flutuar.

Sendo verdade ou não, a Lei de Murphy é lembrada sempre em nossas vidas, seja em casa, no trabalho, escola, estacionamento, fila em banco, enfim... o celular que toca quando estamos no banho, as filas em que estamos, sempre mais devagar, e a conexão que fica sempre mais lenta justamente quando precisamos finalizar um trabalho urgente, ou postar um texto no blog... 


~Marcivaldo Lira

Comentários

  1. As filas realmente parecem andar mais rápido quando não estamos nelas, seja em um supermercado, engarrafamento ou qualquer outra fila; o telefone (ou campainha) de vez em quando toca enquanto estou no banho; quando estou atrasada, só vejo os ônibus vindo na direção contrária, nunca para onde eu desejo ir; o pão, quando cai, bem... Nem sempre cai com a manteiga virada para baixo. Nesse caso, a lei é mesmo falha! Hahaha! Mas não é que esse post tem razão?? :-o Adorei! Rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, pois é Natália, exemplos temos aos montes. E como sempre, tentamos encontrar explicação pra tudo. Até em uma "Lei" criada por acaso ^^. Que bom que vc gostou do post. Mais uma vez agradeço pela colaboração. Abraços minha amiga

      Excluir

Postar um comentário