Eu e os Quadrinhos

           Quando era moleque e estava na primeira 1ª série do Ensino Fundamental não consegui aprender a ler, mas como tinha média para passar (não me perguntem como) a minha professora resolveu me aprovar mesmo assim e disse à minha querida mãe que se eu não aprendesse a ler até o início do novo ano eu seria rebaixado para a série anterior e indicou revistas em quadrinhos como um meio de me estimular a ler. Minha mãe ficou preocupada com meu desempenho na escola e comprou uma revista em quadrinhos para eu começar os estudos. Como todo bom garoto de 7 anos, eu queria uma revista de super-herói e me lembro bem de ter pegado uma revista do Superman, mas quando a minha mãe abriu a revista viu que a ordem dos quadrinhos era meio doida e logo disse que não levaria aquela, escolhendo ela mesma uma revista. Era um título que não existe mais hoje em dia e nem tenho muito orgulho de dizer qual era, mas fazendo uma pesquisa encontrei a imagem do titulo. Olhem bem a imagem abaixo:


Sim, era uma revista da Angélica e foi em uma revista como esta que aprendi a ler, e lembro bem de como foi divertido a leitura que era feita ao lado da minha mãe.
            O resulto de tudo isso foi uma pessoa que passou a amar a leitura e, principalmente, as histórias em quadrinhos, mas no início não lia os famosos comics de super-heróis, que eu morria de vontade de ler, pois quem comprava as revistas era a minha mãe, era ela quem sempre escolhia títulos mais simples. Passei um bom tempo lendo a revista dos Trapalhões e confesso que adorava.



  
            Passei muito tempo lendo estes tipos de quadrinhos e como a minha mãe não comprava mais, nem fazia mais questão das histórias de super-heróis, até que começou a passar na TV o desenho dos X-MEN.


            Ao ver esse desenho brotou a necessidade incontrolável de ler as histórias que deram origem ao desenho animado.
            Como a minha mãe não apoiava a ideia de ler quadrinhos de heróis, tive de dar o meu jeito. Vendi metal, lavei sandálias, fui um menino comportado e quando consegui o dinheiro corri para um mercado perto de casa que vendia revistas em quadrinhos e para a minha surpresa não tinha nenhuma dos X-MEN. Com o dinheiro na mão e podendo comprar o que eu quisesse eu tinha de levar um quadrinho se super-héroi. Olhei, olhei, vi vários titulos como Capitão América, Superaventuras Marvel, Batman, Superman. A dúvida era muito grande, pois eu tinha de escolher algo especial, algo que valesse todo o esforço. Fiquei muito tempo olhando e olhando e quando afastei um dos quadrinhos que estava por lá encontrei um do Incrível Hulk e ao olha-la veio todas as lembranças das tardes que passei na frente da TV assistindo a série do Incrível Hulk com meu pai.



Foram tantas lembranças boas, a música que tocava no final da série me veio a cabeça (Musica da Série do Incrível Hulk) e tive certeza que era a revista certa a ser comprada e foi exatamente o que eu fiz. A edição era está.




            Ao chegar em casa a li e confesso que algumas coisas não entendi, mas não desisti e continuei comprando e fazendo pesquisas e mais pesquisas para tentar entender algumas coisas, e nesta época o meu personagem preferido era o Incrível Hulk e somente algum tempo depois que consegui comprar uma dos X-MEN e confesso que não foi nada mágico ler, pois os quadrinhos eram muito diferentes do desenho.

            E foi assim que comecei a minha jornada no mundo dos quadrinhos e sempre que puder vou falar das histórias que mais gostei deste universo mágico e desta forma maravilhosa de contar histórias. Até a próxima.

~Por Rodrigo Bandeira

Comentários

  1. Muito bacana! Muito legal ler o texto porque vou lembrando de coisas parecidas. Dei sorte de começar com turma da Monica e os trapalhões. Depois pular direto para o Homem-Aranha. Textos com memórias emocionais são sempre os melhores.

    ResponderExcluir
  2. !Achei interessante o modo como voltas a infância por meio! da escrita, pois bem, Bandeira além de meu excelente professor, é também meu colega escritor, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Que legal essa retrospectiva literária,nos faz refletir sobre nossa infancia e os livros,gibis e desenhos que nos acompanharam durante esse periodo. Muito bom mesmo. :-)

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Comecei a ler com quadrinhos também, inicialmente com turma da mônica e mickey mouse e posteriormente mangás do yu yu hakusho! Bons tempos...

    ResponderExcluir
  5. muito legal mesmo! texto redigido com muita propriedade!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Também comecei a amar a leitura com os quadrinhos, só que, no meu caso, eram os da Turma da Mônica. Cheguei a ter um coleção consideravel, a qual eu fazia questão de estar sempre aumentando.
    Ana Rocha

    ResponderExcluir
  8. Eu ri muito no início, sua mãe é um amor. Quando eu aprendi a ler, assim como a Ana Rocha, eu queria as revistinhas em quadrinhos da Turma da Mônica. Li tantas revistinhas dessa turma que até a oitava série eu li a Turma da Mônica Jovem. Essas leituras permitem a gente ir para um mundo só nosso, mas nós como observadores, e no fim, ficamos ansiosos para a continuação/próxima aventura. Adorei o seu texto Band, estou gostando de verdade, toda vez que possível, notifique-me sobre eles. :D

    ResponderExcluir
  9. É incrível quando transfornamos uma dificuldade em algo tão maravilhoso. Construir conhecimento através de grandes paixões. Isso torna a vida mais gostosa de viver. Parabéns Bandeira texto realmente inspirador.

    ResponderExcluir
  10. Não lembro qual foi o primeiro que eu li, mas lembro de gostar muito de uns quadrinhos de Star Wars. Nem sei se vende ainda. Eram umas revistas meio diferentes...lembravam uma porta: estreitas e compridas, mas eu lia muito frequentemente e, mesmo lendo sempre as mesmas por nunca comprar novas, nunca ficava entediado delas :)

    ResponderExcluir
  11. Pode crer, grande Rodrigo Bandeira. Compartilhamos o gosto pelas Hqs. Hoje, mais do que nunca, acompanho e compro as edições dos meus personagens preferidos. É um universo que somente quem acompanha entende o quanto é instigante e fascinante. Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Acho muito divertido o modo como lembras da infância e nos faz viajar no tempo com suas palavras. Parabéns Band, quero poder acompanhar suas publicações sempre que possível. Laura Camila

    ResponderExcluir
  13. porra cara.....mas tu leu a parte 1 da guerra das armaduras????......parabéns filho da dona graça......

    Noah Martins

    ResponderExcluir

Postar um comentário