O conceito de nerd mudou muito ao longo do tempo. Não é mais tão mal visto de forma preconceituosa e cômica como nos anos 80, baseado em filmes estadunidenses como "A vingança dos nerds", onde apareciam de formas caricatas como um ser bobão, inteligente, mas "Loser".
Filme "A Vingança dos Nerds"(1984) |
Esse estereótipo ainda é presente nos dias de hoje, mas foi sendo dissolvido a medida que características isoladas de um nerd foram se distribuindo em várias áreas da cultura pop, o que nos leva à primeira constatação, de que nerd não tem uma só definição, da mesma forma que é complicado querer definir o brasileiro em branco, negro ou pardo, quando na verdade, somos uma grande mistura de características.
Temos então certos comportamentos nerds, como o de ser uma pessoa que gosta de se dedicar aos estudos, pois sempre quer saber algo a mais sobre o que está pesquisando, seja academicamente, ou até no seu lazer, como comentar e debater sobre uma franquia nos cinemas, uma saga nos gibis, e até games eletrônicos.
Um nerd geralmente não se contenta em apenas ouvir uma opinião sobre algo, ele busca informações para ter conhecimentos sobre alguma coisa, mesmo que vá contra o que ele achava inicialmente e assim ter novos argumentos. É claro que alguns se diferenciam, como todo grupo de pessoas, alguns deixam o orgulho e fanatismo assumirem, como os chamados fanboys, ou um fascínio apenas por algo específico como o caso dos geeks cujo interesse primordial é sobre tecnologia.
The Big Bang Theory. Série nerd que está em sua sétima temporada |
Em modo geral, ser nerd é gostar de buscar conhecimentos, seja em qual área for, o que torna até um pouco difícil identificá-los logo de cara, pois alguns podem gostar muito de pesquisar sobre músicas, artistas e estilos musicais, mas nunca ter jogado a uma partida de RPG de mesa (tão associado a "ser nerd"), ou saber tudo sobre tecnologia, detalhe por detalhe, e não curtir a franquia Star Wars. Não existe algo que “credencie” ou “rasgue o crachá de nerd” de alguém.
De qualquer forma, se você se considera nerd ou não, tanto faz, apenas continue agindo da mesma forma, até porque essa é mais uma característica nerd... ele não se importa em tentar parecer nerd para as outras pessoas, apenas o é. O bom é que pelo menos nos dias de hoje, um nerd já é visto com respeito e até com admiração por outros. Nada mais justo.
~Marcivaldo Lira
Admito que eu via os nerds de forma estereotipada, e nunca me considerei parte desse grupo. Aliás, até hoje não me considero nerd, mas este "apelido" esteve presente desde a época escolar. Mas, afinal, o que é ser nerd? A resposta está aqui, neste post! Lendo o texto, pude perceber que, bem... Sou um pouquinho nerd, sim! Rs. E que não há problema algum nisso, como a maioria das pessoas costuma pensar. Chega de estereótipos pejorativos, chega de exclusão! Os nerds merecem toda a consideração! (Tá, foi exagerado. Mas eu não consegui me conter... Haha) Abraços, meu amigo! :-)
ResponderExcluirMuito obrigado pelo comentário, minha amiga. Fico feliz por teres identificado um pouco do teu lado nerd, hehe. Abraços ;)
ResponderExcluir