Apesar de não ter super-poderes,
Batman sempre foi considerado um dos principais heróis do universo DC, seja agindo sozinho ou em grupo, por sempre saber contornar suas limitações diante
dos seres com imensos poderes, usando a inteligência, investigação e
estratégias, além das habilidades e equipamentos para vencer seus oponentes,
inclusive criando uma teoria entre os fãs que diz que “Com preparo e um plano,
o Batman poderia vencer qualquer um”. Inclusive os seus próprios aliados, caso fossem controlados por vilões ou se rebelassem.
Pois bem, o fato é que nunca foi
mostrado o nível das informações que Batman já possuía de seus companheiros de
equipe, nem de futuros planos para conte-los em uma emergência. Até que somos
apresentados ao arco Liga da Justiça:
Torre de Babel.
Capas do arco TORRE DE BABEL, na revista da Liga da Justiça - 2000 |
- Lanterna-verde é deixado cego por meio de um efeito hipnótico dado ao seu anel de energia enquanto estava adormecido. Assim, o herói torna-se incapaz de usar o poder do anel, já que não pode mais contar com a visão para se orientar.
- O Homem-borracha é congelado,
impedindo de usar sua flexibilidade, sendo despedaçado em seguida por um golpe de martelo
desferido por um dos subordinados de Ra’s Al Ghul.
- J'onn J'onzz, o Caçador de Marte,
tem seu corpo coberto com nano robôs que convertem a camada externa de sua pele em magnésio,
provocando combustões em contato com o ar.
- Aquaman é vítima de uma toxina
feita a partir dos venenos do Espantalho, tornando-o hidrofóbico. Sem conseguir
se aproximar da água, por causa do medo, Aquaman ficaria cada vez mais fraco e
morreria em poucas horas.
- A Mulher-Maravilha tem um chip de
realidade virtual inserido em seu ouvido, fazendo-a pensar que está lutando com
um oponente tão forte quanto ela, e que não consegue vencer, mas também se nega
a desistir por causa da honra das amazonas, mesmo que ela sucumba devido à
exaustão.
- Flash é atingido na parte de trás do pescoço por
um projétil vibratório especialmente criado, que o faz ter convulsões na
velocidade da luz.
- E, finalmente, o Superman é
exposto a um isótopo artificial de kriptonita vermelha, desenvolvida pelo
próprio Batman, que o torna transparente. Como o poder do homem de aço vem dos
raios solares que absorve, ele tem uma sobrecarga sensorial, uma vez que seus
órgãos internos estavam recebendo a luz do sol diretamente, sem ser “filtrada”
pela pele, fazendo com que seus sentidos alcançassem níveis extremos o deixando
totalmente confuso.
Todos são realmente vencidos, como as estratégias de Batman propunham, e outros eventos acontecem ao longo da história. Mas felizmente, a situação se reverte (não explicaremos aqui como), nenhum membro da Liga é morto, e a situação é contornada. Porém, o clima de confiança entre os membros com relação ao cavaleiro das trevas já havia sido abalado. Apesar de Batman alegar que tudo era simplesmente uma questão de cautela e precaução para problemas maiores, elas foram consideradas como traição por alguns, uma vez que todos desconheciam de toda essas informações que Batman havia recolhido e analisado. Muito menos das formas de derrotá-los, feitos a partir dessas informações.
A verdade é revelada ao Superman |
Sendo assim, a permanência de Batman na liga é posta em votação: Mulher-Maravilha, Homem-Borracha e Aquaman, votam pela expulsão do homem-morcego, enquanto que Flash, Lanterna Verde e Caçador de Marte, pela não-expulsão. O voto definitivo fica a cargo do Superman. Porém, antes de dito o voto, Batman se retira, mais tarde alegando que já sabia como cada membro iria votar, e já conhecia o resultado, que seria a de sua expulsão. Fato que foi comprovado na revista Liga da Justiça América 50, onde o Superman revela que votou mesmo pela expulsão do amigo.
LIGA DA JUSTIÇA: A LIGA DO MAL - 2012 |
A animação Liga da Justiça – A Legião do Mal (Justice League DOOM) foi baseada nesse arco e mostra um grupo emergente de super vilões liderado por Vandal Savage, que roubam e usam os arquivos dos planos de contingência de Batman contra seus aliados, para destruir a Liga. Outra influência foi no desenho da Liga da justiça, onde no Arco “Escrito nas Estrelas”, é revelado que a Mulher-gavião estava na Terra a mando do exercito de Thanagar (seu planeta natal), para analisar as defesas da Terra, e assim descobriu formas de deter cada membro da liga. Após reviravoltas, a heroína fica do lado da Terra, e contra seu povo de origem. Porém, o ato de espionagem e traição fez com que fosse posto em votação a permanência dela na Liga. Clara referencia aos quadrinhos de “Torre de Babel”.
No desenho da Liga da Justiça, a Mulher-Gavião é quem tem sua permanência na equipe posta em votação |
Voltando aos quadrinhos, é lógico
que tempos depois, Batman retorna à liga em outras histórias, já que sua
presença sempre foi de muita ajuda, mas esses eventos de a “Torre de Babel”
ficaram conhecidos como a vez em que Batman, um dos membros fundadores e um dos
principais e mais respeitados integrantes da Liga, foi expulso.
Você sabia?
Você sabia?
~Marcivaldo Lira
Então quer dizer que o Homem-Morcego não confiava em seus companheiros da Liga? Porque, para ter essas informações todas por precaução, é preciso muita falta de confiança... Caramba! Nunca ia imaginar esse rebu todo que ele causou, muito menos a sua expulsão! Lendo e aprendendo! ;-)
ResponderExcluirPois é, o fato é que Batman segue o pensamento de "Não confie em ninguem" e sabe o quão poderoso são seus companheiros, logo, se algum for controlado e volte contra eles, já possui um plano para derrota-lo. Obrigado pelo comentário, minha amiga.
ExcluirBeijos
Bom já tem quase 2 anos, mas recentemente fui ler um pouco sobre o assunto e encontrei esse áudio. Vale a pena ouvir(e ler porque na verdade o áudio está em inglês e a legenda em português.)
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=RqOss4eJI74
Muito legal eu já tive visto a animação, mas não li o quadrinho, fato que Batman é um humano entre Deuses e seu único poder é seu QI,sua capacidade de premeditar situações e se preparar para elas, um estrategista nato. Sou fã do Batman
ExcluirMuito legal eu já tive visto a animação, mas não li o quadrinho, fato que Batman é um humano entre Deuses e seu único poder é seu QI,sua capacidade de premeditar situações e se preparar para elas, um estrategista nato. Sou fã do Batman
Excluirtecnicamente o batman não chega a ser expulso, ele sai por conta propria antes do superman dar o seu voto de desempate. dai acaba e todo mundo fica pensando, o que teria acontecido se batman tivesse ficado ate o fim dos votos. bem depois q superman revelou seu voto, apesar disso, a quem diga que superman falou que ia votar na saida do batman apenas para não causar mais discussões entre os membros da liga, ja que batman ja estava fora mesmo.
ResponderExcluir