30 ANOS DE TETRIS

Sem dúvida Tetris é um dos games mais conhecidos e jogados de todos os tempos. Em algum momento jogamos esse game ou uma das centenas de variações que ele apresenta, passando a ser sinônimo de jogos com blocos. Mas qual a história desse simples e viciante jogo que está completando 30 anos, em 2014?
O jogo foi criado na antiga União Soviética, pelo russo Alexey Pajitnov, em 6 de junho de 1984, e distribuída em agosto no mesmo ano, baseado no jogo de quebra-cabeças Pentaminó, que possuía peças compostas por cinco quadrados congruentes e conectados ortogonalmente. Pajitnov resolveu então fazer combinações com uma peça a menos, e forma Tetraminós, e justamente por serem todas peças com apenas 4 blocos, ele decidiu chamá-las pelo prefixo quatro em grego: TETRIS.
Pentaminós - Peças formadas com 5 blocos


TETRIS (quatro em grego), usa Tetraminós - Peças formadas com 4 peças
Os tetraminós descem pela tela, um de cada vez, e o jogador precisa encaixá-los, sempre procurando formar uma ou mais filas horizontais completas que pontuam e somem, se a pilha formada chegar ao topo da tela, o jogo acaba. Extremamente simples, e extremamente viciante. Um sucesso!
TETRIS original - os blocos eram formados por colchetes []
Mas... como não viviam em uma sociedade capitalista, nada de direitos autorais, sendo assim o jogo passou a ser distribuído informalmente, até que chegou ao húngaro Robert Stein, que não gostava muito de jogos eletrônico, mas que ficou viciado no Tetris e resolveu negociá-lo, entrando em contato com Pajitnov para licenciar o lançamento por sua empresa, a inglesa Andromeda, para o Reino Unido e Estados Unidos.
Alexey Pajitnov, criador do TETRIS
Porém, Pajitnov não se deu bem, não vendo a cor do dinheiro, pois após uma série de negociações com Stein, o contrato final foi feito com a instituição soviética Electronorgtechnica, que foi criada para regulamentar o comércio de itens de computador e assumiu as negociações dos direitos de TETRIS. Este contrato especificava que apenas computadores pessoais estavam licenciados, deixando fliperamas, vídeo-games e portáteis de fora do acordo. Logo, empresas como a SEGA e a Nintendo, usaram essa brecha no contrato para obter direitos para lançar cópias do Tetris para Fliperama (no caso da SEGA) e para o recém lançado GameBoy (Nintendo), onde o jogo alcançou seu maior sucesso.
No final de várias questões judiciais e negociações, a Nintendo terminou sendo a detentora da licença para comercializar Tetris, e a partir daí ganhou o mundo.

TETRIS do GAMEBOY - 1989
No Brasil, o jogo se popularizou mais ainda nos anos 90 com os Brick Games (vídeo-games portáteis com telas alfanuméricas parecidas com calculadoras digitais), vendidos em camelôs e que traziam inicialmente o Tetris, mas com o passar do tempo foi aumentando o número de variações de jogos inclusos até chegar a quantidades absurdas na caixa (mas que na verdade nunca possuíam de fato essa quantidade).


9999 jogos em 1 .... SQN
 CURIOSIDADES
- O Tetris do Gameboy foi o primeiro game jogado no espaço. Isso aconteceu na Estação espacial MIR, em 1993, onde ficou 196 dias a bordo entretendo a tripulação em seus momentos de relaxamento. O game, juntamente com o portátil deu mais de 3 mil voltas ao redor da Terra.

- Desde 1988, quando a primeira versão foi lançada, somente em 2009 um jogador conseguiu “zerar” o jogo, chegando na pontuação máxima. Em 19 de Abril de 2009, o estadunidense Harry Hongo atingiu a pontuação máxima 999,999.

- Uma pesquisa, agora de 2001, diz que jogar Tetris faz com que a pessoa não pare de ver os blocos, mesmo dormindo. Segundo o médico Robert Stickgold, da universidade de Havard, o evento repetitivo de manipular os bloquinhos domina a memória até se transformar em uma espécie de filme que fica “grudado” em seus neurônios. Esse é o “Efeito Tetris”, que também pode acontecer em qualquer outra atividade cujas imagens sejam expostas repetidamente.

- Em outra pesquisa, agora em 2014, um estudo feito por um grupo de psicólogos da universidade de Plymouth, nos Estados Unidos, indica que jogar Tetris diminui o desejo de consumir alimentos calóricos, cigarros e bebidas alcoólicas. O Estudo se baseia no fato de que a rapidez do jogo e o conceito de se concentrar para buscar maneiras de montar as peças fazem com que as pessoas percam o foco no desejo de comer algo ou de alimentar outros vícios como o tabaco e o álcool.



O fato é que este jogo ficou conhecido no mundo todo e sobrevive geração após geração. Se você não o jogou, conheces alguém que sempre jogava. Como dito anteriormente, é um jogo simples, fácil de aprender, viciante e pode entreter qualquer pessoa a qualquer momento. Por isso, após 30 anos, o TETRIS continua vivo e famoso como um dos mais importantes jogos da história dos vídeo-games. 

~Marcivaldo Lira

Comentários

  1. Não sabia dessa burocracia toda por causa de um jogo! E que jogo! Haha! Eu tinha o GameBoy e adorava o Tetris. Era, realmente, viciante!!! Ficar esperando aquelas pecinhas descerem, virá-las na posição mais apropriada e encaixá-las a tempo, dependendo de como estivesse o andamento do jogo, nem sempre era tão fácil assim. Era uma corrida! Haha! Mas eu ADORAVA! Nunca cheguei a uma pontuação tão alta, nem passei perto desse Harry Hongo aí, rs. Mas eu curtia muito encaixar as pecinhas e ficar vendo depois com os olhos fechados (e até abertos!), rs.
    Gostei do post, Marci! Very good! ;-)
    Beijos, meu amigo.

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    Respostas
    1. Pois é, às vezes a história por trás de jogos é bem mais intensa do que imaginamos. Jogo Tetris até hoje =)
      Muito obrigado pelos comentários de sempre, minha amiga. Tuas palavras e considerações ajudam, e muito, a continuarmos com esse projeto. É sempre bom termos a consideração dos amigos. Abraços ;)

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