VOCÊ SABIA? O encontro do criador de DRAGON BALL e Ayrton SENNA

Em 1º de maio de 1994, um dos maiores ídolos no esporte que esse país já teve, nos deixava em um acidente fatal, enquanto disputava o Grande Prêmio de San Marino, na Itália. Ayrton Senna, um verdadeiro campeão dentro e fora das pistas, com feitos incríveis em suas corridas, e exemplo de força de vontade e dedicação fora delas. 

É o meu ídolo, passei a assistir Formula 1 por causa das incríveis corridas dele. Eu pensei em fazer um post contando tudo isso, mas em todo lugar nós temos matérias mais elaboradas e detalhadas a respeito de Senna. Então resolvi falar sobre uma pequena curiosidade a respeito de nosso piloto e de um outro ídolo, só que do mangá e anime: o grande Akira Toriyama.

Akira Toriyama e Ayrton Senna - 1990
Para quem não sabe, Akira Toriyama é, nada menos, do que o criador da série Dragon Ball. E o encontro entre os dois ídolos se deu em 1990, para criarem ótimas artes de Senna homenageados pelos personagens de Toriyama para uma edição especial da revista Shonen Jump. 

Isso graças à grande popularidade e admiração que os japoneses, inclusive o próprio Akira, tinham pelo piloto. Talvez pelo fato de que o brasileiro vencia as corridas com os motores japoneses da Honda, em sua McLaren. Por isso que a Shonen Jump resolveu aproveitar e popularizar ainda mais a Fórmula 1 no Japão. 

Senna foi logo convidado a participar desse processo, e então surgiram os mangás promocionais a respeito, como GP Boy e F. no Senkou: Ayrton Senna no Chousencomo, e ótimas ilustrações, como podemos ver a seguir:







Essas são apenas algumas das inúmeras ilustrações que o criador de Dragon Ball e outros desenhistas fizeram para popularizar e homenagear o grande piloto, em terras nipônicas. Os resultados, foram os melhores possíveis. Até hoje, mais de 20 anos após sua morte, Ayrton Senna é lembrado e admirado no Japão, como um exemplo de piloto e de pessoa.

Você Sabia?


~Marcivaldo Lira

Comentários