Bandas/Artistas que todos deveriam conhecer (Na minha opinião) – Parte I


Outro dia li uma matéria no site whiplash.net falando da declaração do grande Baixista Jack Bruce (para a pessoa que escreve um dos melhores do mundo do Rock and roll) falando mal do Led Zeppelin (Veja a matéria aqui) que é uma das maiores banda do mundo. 

Ao se retratar ele menciona um ciúme que ele tem do Led Zeppelin. Este sentimento deve ocorrer pelo fato de muitos fãs de Rock não conhecerem o trabalho pioneiro de sua banda o Cream.

Quem me conhece sabe que adoro música (apesar que não saber tocar nenhum instrumento) e que sempre pesquiso sobre as bandas/artista que eu gosto, suas principais influencias e o que estava tocando na mesma época em que os mesmos estouraram. Fazendo isso encontrei verdadeiros tesouros e venho compartilhar com vocês essas descobertas. Pesquisando sobre Eric Clapton encontrei a Banda Cream, a qual se tornou uma das minhas preferidas e sempre faz parte das minhas playlist.

Vamos para a primeira banda que todo mundo deveria conhecer. Vamos ao CREAM.


O Cream é uma banda inglesa formada em 1966 por Eric Clapton na guitarra e alguns vacais (nesta época ele não se via como vocalista), Jack Bruce no vocal e baixo e Ginger Baker na bateria. É considerada como o primeiro Supergrupo da história do Rock

Em 1966 Eric Clapton tocava da Banda John Mayall's Bluesbreakers e queria sair desta banda e fazer um trabalho novo. Na mesma época Clapton encontrou Ginger Baker que era tocava da Graham Bond Organisation (Banda de Jazz e Rhythum and Blues) e ele queria formar a sua própria banda e convidou Clapton fazer parte de seu projeto.

Clapton foi receptivo, mas colocou uma condição para participar, ele queria que Jack Bruce fosse o baixista e vocalista. O que Clapton não sabia é que Baker e Bruce eram inimigos mortais (ambos tocaram juntos na Graham Bond Organisation). Ginger e Bruce colocaram de lado seus motivos pessoais e o Cream foi formado.

O nome Cream é referência a notoriedade dos integrantes, todos excelentes músicos e respeitadíssimos; eles representavam o creme do bolo musical da Inglaterra naquela época. 

A estreia oficial no Twisted Wheel em 29 de julho de 1966. Nesta apresentação tocaram algumas músicas autorais e muitos Blues o que levou o público ao delírio.

A banda teve 4 discos de estúdio:
1. Fresh Cream - 1966

2. Disraeli Gears - 1967

3. Wheels of Fire - 1968

4. Goodbye - 1969

Tiveram várias coletâneas e discos ao vivo.

A banda terminou em novembro de 1968 grande divergência de opinião entre os integrantes.

Depois da separação eles se reunião algumas vezes como na inclusão do Cream no Rock and Roll Hall of Fame em 1993, no Show no Royal Albert Hall e Madson Square Garden em 2005 (apresentação que gerou um DVD/Bluray e CD da apresentação) e no Grammy Lifetime Achievement Award, em 2006, em reconhecimento pela sua contribuição e influência sobre a música moderna

O Cream teve um impacto significativo na música popular de seu tempo, sendo formada por músicos extremamente competentes proporcionaram e revolucionaram a maneira de tocar rock e influenciaram banda como Led Zeppelin, Deep Purple, The Jeff Beck Group, Rush, The Allman Brothers Band e até mesmo o Black Sabbath

O Cream foi colocado como a 16ª melhor banda de Hard Rock no ranking da VH1 e a Rolling Stones a considerou como a 66ª maior banda de todos os tempos.

Vale a pena conhecer o trabalho do Cream. Confira alguma músicas:

I Fell Free

Rollin' And Tumblin'

Sunshine of You Love

Dance The Night Away

Outside Woman Blues

World of Pain

White Room

Burn Under a Bad Sid

Crossroad

Badge

Cream Farewell Concert (Royal Albert Hall, 26 November 1968)




Bem, este é o CREAM, até a próxima Banda/Artista que todo mundo deveria conhecer.

~Por Rodrigo Bandeira

Comentários