UM TIJOLO OU NÃO, EIS A RESPOSTA!



Você está usando agora esse celular cheio de tecnologias, aplicativos, jogos, que faz de tudo, só não faz café (ainda).... menos ligar (rsrsrs), já se perguntou como, as pessoas sobreviviam antes sem toda essa parafernália? 
   
   Já pensou em levar um desse na bolsa!? Impossível não achar enorme e incomodo o primeiro celular lançado na história Ericsson MTA em 1956. Esse aparelho “móvel” porque era tão pesado com seus “40 quilos” que dependia de uma instalação permanente em um carro ou outro veiculo, além do custo de fabricação dele não ajudou muito na popularização. O tempo foi passando, foram surgindo outros menos p

esados, até que chegamos no...



Motorola Dynatac 8000X um verdadeiro celular portátil (para a época), com 25 cm de comprimento e 7 cm de largura, pesando “apenas” 1 quilo e com uma bateria que durava 20 minutos. Olha a cara de felicidade da criança! não seria um avanço?! :D


Aparelhos que fizeram muitas histórias, que renderam várias piadinhas, sendo praticamente indestrutíveis, entretanto fazem muita falta...



Sim! São eles mesmos! Os que você omitia, quando alguém perguntava “cadê o tijolo?” (rs) mas era o máximo.  Aqueles que, quando seu smartphone “levava o farelo”, e no desespero era o primeiro que você procurava. Que sobreviviam a quedas exorbitantes, a mergulhos inesperados (rs) virou até tijolo da sua casa :D (exagero não acha?)

Quem não viu um Nokia 5120?! Não?!
Mais um aparelho da espécie indestrutível em extinção, pesando por volta de 137 gramas.

É Incrível como essa tecnologia lançada em 2001, me fez passar vergonha quando eu o tirava no meio da escola (#ostentação), e sofria bullying dos colegas, por ser um artigo de luxo! rsrsrs.
Lembrando que nele vinha jogo pré-instalado.A primeira coisa que você procurava era o jogo na cobrinha, poderia ser simples, porém era um vicio!  Snake que foi o pulo do gato, devido às limitações da época, de certa forma utiliza-la a seu favor, num tempo
 onde praticamente todos os celulares eram monótonos, trazendo um jogo cujos gráficos consistiam em pequenos quadrados. Dessa forma ele pode trazer jogos para o mundo móbile.

EEEEEEEEhh! Agradeça a eles você que é viciado em Angry Birds, Pou, Fruit Ninja, Plant vs Zombies e Jetpack Joyride...


Lembra-se dos ringtones barulhentos como características do Nokia:
   

City Bird, Nokia tune, Intro,chase, scifi , kick, robô N1X, o “Auld Lang Syne” “Mozart 40”  coisa chata rs, e também um dos mais famosos William Tell.
Geralmente todo mundo acordava menos você rs.



O fato de eles serem bons e indestrutíveis, não desmerecendo nossos smartphone, que em uma queda já podemos dizer adeus rs.



Eles estão muito presentes em nossas vidas e desejamos muito que nossos aparelhos tivessem a mesma durabilidade de antes.



E o que esperar do Futuro?

A nostalgia é inevitável, temos grandes expectativas de que a evolução dessas grandes tecnologias venha fazer parcerias entre o passado e futuro, para que tenhamos aparelhos dignos e duráveis.
Talvez a Nokia em 2016 volte a lançar aparelhos móbile, que curiosamente, seria uma volta ao segmento que tornou a empresa a maior fabricante do mundo, e no qual ficou famosa por produzir aparelhos “superresistentes”.
A Newkia dê certo. Não e a mesma coisa, mas é o que temos hoje.


Sacha Guimarães

Comentários

  1. Muito legal sua retrospectiva sobre a evolução histórica da telefonia móvel senhorita sacha Guimarães, e é muito interessante sua posição em relação a durabilidade dos aparelhos que dispomos hj e concordo com você, acho uma falta de respeito com nós consumidores que somos "forçados" a adquirir esses aparelhos, praticamente descartáveis, que são fabricados atualmente, para que os fabricantes continuem a se beneficiar de nossa "necessidade" em termos um aparelhos que acompanhem a evolução tecnológica. Gostariade discorrer mas sobre o tema, mas vou me limitar ao comentário que fiz. Porém se quiser discutir o assunto ficarei feliz em encontra la e falar mais sobre o tema. BJS JÁ SOU SEU FÃ!

    ResponderExcluir

Postar um comentário