Teorias em Filmes - A Matrix dentro da MATRIX



Em 1999 tivemos o que muitos consideram como o ultimo grande filme “arrasa-quarteirão” do cinema, que ainda pegava todos de surpresa por não divulgar muitas informações até a sua estréia. Aliás, um ponto forte de sua propaganda consistia justamente no mistério a respeito sobre do que se tratava o longa metragem. 
Estou falando, é óbvio, de MATRIX dos irmãos Larry Lana Wachowski e Andy Wachowski.
Lana e Andy Wachowski
Fazendo um pequeno resumo, a trama do filme mostra um futuro não determinado onde máquinas dominaram a Terra ao se voltarem contra os humanos. Durante a guerra, em uma ação desesperada, os humanos realizam um ataque que cobriu toda a atmosfera com nuvens de poeira, deixando a Terra na escuridão e privando as máquinas da energia solar, até então sua única fonte de alimentação. 
Só que as máquinas encontram outra fonte de energia, a gerada pelo corpo humano. 

Energia gerada pelos humanos desde o nascimento é retirada constantemente, enquanto eles "vivem" em uma realidade virtual.
Assim ela passa a aprisionar a humanidade e retirar toda a energia necessária, enquanto isso, os colocam desde o nascimento em uma realidade virtual onde eles imaginariam ainda estarem vivendo nos tempos "atuais" (antes da guerra) e levando suas vidas normalmente, sem perceberem que seus corpos estão na verdade aprisionados. Essa "realidade virtual" é a Matrix.


Pois bem, os filmes mostram grupos de pessoas que se libertam do domínio da Matrix e povoam uma cidade subterrânea no mundo real chamada de Zion, passando a combater as máquinas, entrando na Matrix clandestinamente e tentando libertar mais e mais pessoas, com a ajuda do "Escolhido" Neo (Keanu Reves) que desenvolve dons no final do primeiro filme, sendo capaz de "enxergar" o código das máquinas e manipular algumas coisas nesta "realidade virtual", realizando feitos impressionantes DENTRO DA MATRIX. 
E esse é o ponto em que surge a teoria da Matrix dentro da Matrix.

- A PRIMEIRA MATRIX QUE NÃO DEU CERTO
No primeiro filme o agente Smith (Hugo Weaving), ao interrogar Morpheus (Laurence Fishburne) conta que aquela não foi a primeira Matrix feita, inicialmente foi criada a simulação de um mundo perfeito para que os humanos vivessem satisfeitos, porém, não deu certo. 



Smith atribuiu essa falha à natureza humana de sempre buscar conflitos e destruir seu meio, por isso uma segunda Matrix foi criada simulando exatamente como era a sociedade humana no fim dos anos 90. 


Mundo real ... será?
Mas, e se essa primeira Matrix não foi descartada, mas sim usada como uma "camada intermediária"?. Sendo assim, o mundo devastado em que os humanos "acordam" ao saírem da Matrix dos anos 90 seria simplesmente a primeira Matrix que deu errada, logo eles continuariam plugados sem saber, mas agora com a falsa ideia de liberdade, sem questionar aquela realidade de Zion e assim, mantidos sob controle.

- PODERES DE NEO FORA DA MATRIX
Fora da Matrix, no mundo de Zion, Neo é um ser humano como todos os outros, sem habilidades sobre-humanas, pelo menos, deveria... pois no final de Matrix Reloaded, após a nave de Morpheus ser abatida por robôs sentinelas, Neo os confronta e com um levantar de mão... destrói estes robôs, desmaiando em seguida. 


Neo usando os poderes dentro da Matrix...
... e fora da Matrix tambem? 
De onde veio essa habilidade? como ele pôde parar a máquina com a mente, supostamente sem estar conectado a ela? a não ser que ele estivesse dentro de uma outra simulação, ou seja, em uma outra "Matrix". Esse foi o ponto que fez com que muitos fãs lembrassem e associassem ao que foi dito pelo Agente Smith no primeiro filme e que vimos anteriormente, reforçando a ideia da Matrix dentro da Matrix.

- AGENTE SMITH NO MUNDO "REAL"

Outro ponto que fortalece a teoria é a de que, também em Matrix Reloaded, uma das cópias do Agente Smith, que estava se propagando como um vírus na Matrix, assume o corpo de um dos humanos plugados na simulação e... consegue sair para o mundo real, controlando esse corpo. Ué... ele não seria funcional apenas em ambientes virtuais?

Agente Smith, um programa, possuindo o corpo de um ser humano (Bane) no mundo real
Vale também lembrar que após os eventos de Matrix Revolution, Neo morre após se sacrificar para deter Smith, e Zion fica totalmente vulnerável a novas investidas das máquinas, mas elas concedem um tempo para que se recuperem, pois as ações de Neo as ajudaram tambem. Okay... por mais que o filme passe a ideia de que traição e oportunismo sejas características exclusivamente humanas, este Fair play das máquinas ficou meio estranho...



E vocês? acreditam que essas teorias possam fazer algum sentindo? ou pelo menos que os irmãos Wachowski teriam deixado essas dúvidas propositalmente para, quem sabe, usar futuramente? Lembrando que Matrix deveria ter sido um filme único, os outros dois foram "encomendados" apenas depois do grande sucesso deste primeiro, aí novas ideias tiveram que ser inseridas e até "forçadas" para preencher novas tramas. 
E claro, os fãs quiseram participar um pouco disso com essas e outras teorias... as quais são até  bem interessantes.


~Marcivaldo Lira

Comentários

  1. Não sei dizer se essas teorias fazem algum sentido, aliás, nem sei dizer se entendi bem essas teorias! o.O Hahaha, como não assisti ao filme, estou por fora desse contexto "real - virtual, homens - máquinas"... Mas um dia eu assisto pra entender melhor e comprovar (ou não) as teorias em questão, ok? Rsrs.
    Beijos, Marci! :-D

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que não tenhas assistido ao filme ainda. Recomendo bastante que o assista, vais gostar muito, minha amiga. Mesmo assim, obrigado pelo comentário e pela força de sempre. Beijos, Nat =)

    ResponderExcluir
  3. Essa teoria faz muito sentido, acredito potencialmente nela, mas também existe outra teoria que diz que na verdade, os humanos previram que a guerra contra as máquinas iria acontecer, e a Inteligência Artificial deveria ser detida antes. Então, eles criaram a Matrix para deter as máquinas inteligentes em uma ilusão onde a guerra já teria acontecido, com vitória das máquinas, e onde elas mesmas teriam criado a Matrix par subjugar os homens. Nesse contexto, o Arquiteto na verdade seria um humano que criou a Matrix e está de fora controlando tudo, para que as máquinas não tomem consciência da realidade, e o Neo, Trinity e Morpheu são códigos virtuais dentro da Matrix para reforçar essa ilusão, dando a sensação de que os humanos ainda resistem as máquinas e ao controle delas, fortalecendo o poder da ilusão.

    ResponderExcluir
  4. Eu realmente gosto de filmes de ficção científica , um dos meus favoritos é Matrix, desfrutar de alguns dias atrás películas en HBO e eu era capaz de ver Matrix Reloaded . Vou olhar para a frente para a estréia em 2016 , será incrível.

    ResponderExcluir
  5. Só quero saber se vão lançar outras versões do Matrix, e quando, são filmes muito bons, que não se fazem hoje em dia... Obrigado...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu sei que se matrix ganhar uma 4a sequência, terão ainda mais abordagens relacionadas a controle das massas, dentre elas a Internet, que como foi criada por militares e aperfeiçoada por universitários poderiam afirmar que na verdade foram agentes da matrix que a criaram, como uma forma de monitorar e prevenir novas resistências. Também gostei da teoria de que neo pode não ser o escolhido, e sim o agente Smith, por algumas cenas de destaque dele na trilogia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário