FILMES AMALDIÇOADOS (Parte III) - O BEBÊ DE ROSEMARY

Dando prosseguimento à esta série que já apresentou histórias curiosas e assustadoras dos bastidores dos filmes POLTERGEIST (clique aqui) e A PROFECIA (clique aqui), continuaremos contando os fatos de filmes que, podem até ser apenas coincidências... mas que chamam bastante atenção devido ao alto grau de tragédia que os acompanham.


Esta terceira parte dos Filmes Amaldiçoados irá falar sobre um filme mais antigo que os dois já citados, mas que também apresenta um tema bem sinistro. Se A profecia falou sobre o suposto anti-cristo, este fala sobre sua concepção e nascimento. 

- O BEBÊ DE ROSEMARY (Rosemary's Baby)
Este filme de 1968 foi baseado em um livro de mesmo nome, escrito por Ira Levin e lançado em 1967 nos Estados Unidos. Aliás, o primeiro nome que o livro teve no Brasil foi "A semente do Diabo", mesmo nome que o filme ganhou em Portugal. 
Cópia do livro original de 1967

Mas vamos ao filme:

Com roteiro e direção de Roman Polanski (Chinatown, O pianista, entre outros), o filme conta a historia do jovem casal Rosemary Woodhouse (Mia Farrow) e Guy Woodhouse (John Cassavetes) que, ao se mudarem para um novo apartamento no Edifício Dakota, em Nova York, começam a notar que seus novos vizinhos possuiam comportamentos estranhos, passando a estarem cercados de acontecimentos bizarros.


Tudo piora quando Guy começa a se envolver com tais vizinhos na mesma época em que ele ascende profissionalmente e Rosemay engravida após uma noite em que a mesma não estava totalmente consciente. 


Rosemary estranha algumas marcas no corpo no dia seguinte à "concepção"
Ela começa a ter estranhas visões, alucinações e, bastante desconfiada, passa a investigar os moradores do prédio fazendo assim descobertas terríveis, como a de que os vizinhos pertencem a uma seita de "bruxas", e que a estariam usando, com a conivência do marido, para ser a mãe do anti-cristo. Sim, o filho que ela está esperando não seria de Guy, e sim do próprio coisa-ruim.



E se você achou a história do filme macabra, então veja o que aconteceu nos bastidores...

(1) Na época em que foi lançado, o filme causou muitas reações extremas, como histeria coletiva nas salas de cinema. Espectadores classificaram o filme como algo apavorante e até, curiosamente, descreviam horrorizados o bebê anti-cristo, mesmo este não ter aparecido de fato em nenhuma cena sequer. Entre diversas resenhas, um crítico chegou a classificar os estranhos vizinhos do filme como "uma típica seita pequena e reclusa da Califórnia". Lembrem dessa descrição....


(2) Só pra constar... alguns boatos da época contavam que, para tornar as cenas de rituais e cânticos mais realistas, Polanski teria contado com a ajuda e supervisão de Anton Lavey, fundador da igreja de Satã e escritor do livro "The Satanic Bibles". (Tava pedindo... ¬¬ ).


(3) Inicialmente Roman Polanski pensou em Sharon Tate, sua esposa, para o papel de Rosemary, desistindo por achar o tema pesado demais e querendo poupa-la da trama macabra. O papel ficou mesmo com Mia Fallow que até então era casada a dois anos com o cantor Frank Sinatra. Mia e Frank se divorciaram durante as gravações do filme.



(4) Como vimos no texto sobre o filme A Profecia, o tema "Anti-cristo" é bastante delicado e polêmico. Tanto que o produtor William Castle passou a receber diversas ameaças de morte para abandonar a ideia de fazer o filme. Nenhuma ameaça foi concretizada, contudo um ano após o lançamento do filme, Castle foi internado emergencialmente devido a uma falência dos rins. O produtor resistiu, porém, testemunhas no hospital relataram que ouviram Castle, em delírio, falar coisas como "Rosemary, pelo amor de Deus, solte esta faca!".



(5) E a coincidência continua... neste mesmo hospital, o compositor da trilha sonora de O Bebê de Rosemary, Krzysztof Komeda, grande amigo de Roman Polanski e Sharon Tate, estava internado e veio a falecer devido a um coágulo no cérebro, a mesma forma que Hutch, o amigo de Rosemary e o único a acreditar nela, morreu no filme. Komeda tinha apenas 37 anos.




(6) E chegamos à parte mais trágica, que ocorreu ainda em 1969, e foi considerado pelo Canal E! como um dos 10 momentos mais chocantes do entretenimento. Em agosto desse ano Sharon Tate, que informamos anterior ser a primeira opção de seu marido Roman Polanski para o papel de Rosemary, foi brutalmente assassinada a facadas, juntamente com outras quatro pessoas, quando sua residência foi invadida por... quatro fanáticos de uma seita pequena e reclusa da Califórnia (familiar?). Sharon estava grávida do seu primeiro filho, assim como Rosemary no filme.
(7) A seita em questão era a de seguidores de Charles Manson, fundador, mentor intelectual e mandante deste e de inúmeros outros massacres nos Estados Unidos no fim dos anos 60. O crime na casa de Polanski foi noticiado mundialmente e passou a ser conhecido como "Helter Skelter", expressão que significa algo como "caos" ou "decadência" e mesmo nome de uma música dos Beatles, a qual Manson afirmava, em seu julgamento, possuir profecias ocultas de uma apocalíptica guerra racial e a vinda do CAOS.



(8) O que nos leva à "coincidência final". Onze anos após o massacre "Helter Skelter" ocorrido na casa de Roman e Sharon, o beatle John Lennon é assassinado por um fã bem em frente ao edifício onde morava... o mesmo Edifício Dakota onde ocorreu a trama de O Bebê de Rosemary.







O que você acha? Mais um filme de terror... mais tragédias em torno dele. Coincidências? ou existe algo mais por trás de tudo isso? 


Edifício Dakota
Em breve, a quarta parte com mais um filme clássico e cheio de acontecimentos estranhos...

Acompanhe:
Parte I - POLTERGEIST
Parte II - A PROFECIA
Parte III - O BEBÊ DE ROSEMARY
Parte IV - O EXORCISTA


~Marcivaldo Lira.

Comentários

  1. Eita, que coisa macabra! Esses filmes sempre têm um clima, uma atmosfera pesada, sinistra. Vai mexer com o Coisa Ruim, só pode resultar em coisa pior, né? Eu, hein! Se esses fatos são coincidências? Bom, acredito que foram muitos acontecimentos para serem apenas coincidências, não? O.o Mas prefiro não saber, hahaha. Prefiro é pensar nas coisas boas e divinas, porque, infelizmente, há poucas pessoas pensando e vivendo isso hoje em dia... :'(
    Até o próximo post, nerd! E cuide-se! ;) Rs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário