VOCÊ SABIA? Chico Bento já teve uma irmãzinha

A Turma da Mônica sempre foi, a décadas, a maior referência em quadrinhos no Brasil. Leio desde criança, e tenho ainda dezenas de gibis, que meus priminhos "herdaram" e leem hoje em dia (para meu orgulho). Lembro de todos seus personagens com muito carinho, mas até hoje acabo descobrindo um ou outro que não conhecia... 



A grande maioria dos personagens de Mauricio de Sousa é bastante popular, mas existem aqueles que aparecem menos, e outros que acabam sumindo depois de um tempo, voltando em poucas historinhas. É sobre um destes personagens que falarei. Que protagonizou uma das mais belas e tristes historinhas que li: Mariana, a irmãzinha do Chico Bento que morreu ainda bebê.

Chico Bento 87 - maio de 1990

No gibi Chico Bento nº 87, de maio de 1990, Mauricio de Sousa nos apresenta a historinha "Uma Estrelinha Chamada Mariana". Trata-se de uma estrela que tem o desejo de descer à Terra e morar com uma família de bom coração que lhe dê amor e muito carinho. Ela realiza o sonho, com ajuda de outras estrelinhas, sendo a Família Bento a ideal para ela. Porém, ela precisava voltar depois de um tempo... 

Convido vocês a lerem esta pequena e emocionante história de apenas 9 páginas.












Quem escreveu o roteiro foi Rubens Kiyomura, que trabalhou muitos anos com Maurício, sendo inclusive um dos roteiristas do desenho "Monica e a Sereia do rio", de 1987. Rubens teria escrito o roteiro baseado no momento triste em que sua família passava, como uma forma de confortar a si e às pessoas próximas a ele, já que sua sobrinha acabara de falecer depois de pouco tempo de vida, assim como Mariana na historinha.

Foi uma rara ocasião em que Mauricio permitiu que fosse informado logo no primeiro quadrinho o crédito pela história. Sendo que Rubens que ainda deixou a mensagem: "Para Lucio, Nori e Mauricinho", provavelmente os pais e irmãozinho da menina. 

Crédito e mensagem concedidos a Rubens, logo no primeiro quadro.
O Estúdio recebeu diversos elogios, cartas e e-mails contando inclusive como a historinha ajudou um pouco a amenizar a dor de crianças que passaram a "entender" e aceitar um pouco sobre este momento triste que muitas famílias também passaram.


A repercussão foi tanta, que em 2005, "O Presente de uma Estrelinha" uma nova historinha com Mariana foi escrita, mostrando a continuação tempos depois, com um final tanto ou mais emocionante ainda...




~MARCIVALDO LIRA








Comentários

  1. <3
    :-(

    Linda história, mas realmente, bem tristinha... Não sabia da existência dessa irmãzinha (e agora o motivo é óbvio, ela viveu pouco), mas gostei de ter lido. É uma maneira de confortar mesmo aqueles que têm suas perdas, achei bem delicado de se falar sobre isso.

    Gostaria de ler a continuação, se possível. Então, Marci querido, faça o favor de postar, sim? ;-)
    Beijos, nerd! ^^

    ResponderExcluir
  2. Li Turma da mônica desde que fui alfabetizado com 5 anos de idade, lembro com detalhes de poucas histórias mas esta me marcou muito, eu tinha 8 anos de idade e pela primeira vez chorei lendo alguma coisa na vida. História belíssima, sempre quis saber mais detalhes sobre os bastidores desta história , mesmo criança percebi que esta não era uma história comum da turma da Mônica. Gostaria de ainda ter esse volume na minha coleção. Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário