FILMES AMALDIÇOADOS (Parte IV) - O EXORCISTA

Como vimos nas 3 primeiras partes desta série, muitas coincidências estranhas acontecem em torno de produções que falam sobre temas macabros e polêmicos. Não que apenas nesses tipos de filmes as coisas misteriosas surgem, mas convenhamos que entre as produções de terror, a média aumenta


Já tivemos o exemplo de POLTERGEIST que abordou o tema de espíritos vingativos; A PROFECIA sobre o Anti-cristo; e O BEBÊ DE ROSEMARY, que falou sobre o nascimento do suposto filho do tinhoso.... e o que dizer sobre o filme que abordou uma possessão demoníaca? Será que algo misterioso e trágico aconteceu nos bastidores? É o que veremos agora ao falarmos a respeito dos filmes da "saga" O EXORCISTA.


- O EXORCISTA (The Exorcist) - 1973
O primeiro, melhor e mais conhecido filme da quadrilogia, baseado no livro de mesmo nome, escrito por William Peter Blatty, que tambem foi o roteirista do filme, foi lançado em junho de 1973. 




Conta a história de uma possessão demoníaca sofrida pela garota de 12 anos Regan MacNeil (Linda Blair), assim como o drama e desespero vivido por sua mãe Chris MacNeil (Ellen Burstyn), uma atriz que está filmando em Georgetown, Washington, e vai aos poucos notando as mudanças de comportamento cada vez mais intensas de sua filha. 

Ao atingir níveis desesperadores e assustadores, ela recorre ao padre e psiquiatra Damien Karras (Jason Miller), que após uma série de desagradáveis exames à menina não acusarem nenhum problema, constata ser realmente um caso de possessão. Seria necessário realizar o exorcismo. 



Por nunca ter realizado tal ato, ele recorre ao experiente sacerdote Lankester Merrin (Max Von Sydow), justamente o Exorcista que dá nome à trama. Começa então uma batalha entre o demônio Pazuzu, e os dois sacerdotes, pela alma de Regan.



O Exorcista tornou-se um dos filmes de terror mais conhecidos e lucrativos da história, arrecadando até hoje (fazendo correções), o equivalente a 450 milhões de dólares por todo o mundo. Mas, voltando ao tema deste texto, vamos conhecer alguns acontecimentos estranhos e fatais que ocorreram durante esta adaptação do livro de Blatty, que aliás.... foi inspirado em um exorcismo real realizado em uma garoto de 14 anos em 1949.


(1) Podemos começar pela própria Linda Blair, que é reconhecida pela interpretação da garota Regan até hoje, muito pelo sucesso do filme, mas também pelo fato de que Linda não conseguiu nenhum outro papel de destaque em sua carreira. Linda tinha 14 anos ao fazer O Exorcista. Aos 18 anos teve problemas químicos, chegando a ser presa por porte de drogas, e depois de tudo declarou ter ficado tão impressionada e traumatizada pelo clima pesado nos sets do filme e sofrimento vivido pela sua personagem que não conseguiu esquecer tal sentimento, tomando assim a decisão de nunca ter filhos.


(2) Realmente o clima durante as filmagens não era dos melhores. E ficou pior ainda depois que algumas tragédias ocorreram com pessoas envolvidas no filme. O primeiro foi o do ator Jack MacGowran, que no filme interpretou a primeira pessoa a morrer na trama despencando de uma escada e, apenas uma semana após o fim das gravações, veio a falecer em decorrência de uma pneumonia.


(3) Em uma cena do filme, a personagem Chris MacNeil, mãe de Regan, é arremessada para longe pela filha. A cena foi organizada com todo cuidado, porém ao executa-la, algo deu muito errado. O técnico acabou usando uma força exagerada ao puxa-la e a atriz se machucou seriamente. Resultado: a cena lhe causou uma lesão na base da coluna e um grito real de dor que impressionou e assustou a todos no set.... e tal cena permaneceu no filme.


(4) E as tragédias com a equipe continuaram... A esposa de um dos operadores de câmera perdeu a criança durante as filmagens. Um vigia noturno do estúdio e responsável por vigiar um dos sets foi morto a tiros durante uma madrugada. O profissional responsável pela refrigeração do quarto onde acontecia as cenas de possessão, teve simplesmente uma morte inexplicável. Além do acidente com dois carpinteiros da equipe: Um decepou o próprio polegar, o outro arrancou o dedão do pé. 


(5) Linda Blair interpretou a garota possuída, mas a responsável pela voz demoníaca da garota era a atriz Mercedes McCambridge que para realizar tal feito, ingeriu ovos crus, fumou diversos maços por dia e tudo mais para deixar a voz rouca. McCambrige detonou sua própria garganta, mas ficou feliz com o resultado, porém, não teve o reconhecimento merecido porque os produtores simplesmente "esqueceram" de colocar seu nome nos créditos e letreiros do filme. A atriz, logicamente, processou o estúdio.


(6) Nem a trilha sonora passou batida... o argentino Lalo Schifrin foi convidado a compor uma trilha para O Exorcista, mas o diretor William Friedkin não aprovou, considerando-a comum demais. Optou por um tema de piano já pronto, o "Tubular Bells". Sendo assim, Schifrin vendeu a trilha recusada para outro filme: A Casa do horror, de 1979. O resultado? A trilha rejeitada por Friedkin recebeu indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, algo muito raro se tratando de filmes de terror.



- O EXORCISTA II: O HEREGE (The Exorcist II: The Heretic) - 1977



(7) Para o primeiro filme, John Boorman foi um dos primeiros nomes cogitados para dirigir o longa, porém achou a trama cruel demais e recusou a oferta. Porém, 4 anos depois aceitou dirigir a continuação. Só que durante as filmagens, Boorman ficou muito doente, contraindo uma infecção respiratória e passando mais de um mês de cama em observação. Ao se recuperar tentou abandonar a direção, se sentindo arrependido de ter aceitando a segunda oferta, mas o estúdio o ameaçou judicialmente, e o diretor teve que ir até o final, contrariado, por questões contratuais. 


(8) Linda Blair, já com 18 anos, voltou a interpretar Regan, porém este filme marcou o início de sua decadência artística, como dito anteriormente. A garota retornou bem acima do peso e não correspondeu ao esperado, apresentando uma péssima atuação. Blair enfrentou o ostracismo desde então, apenas com pequenas participações e filmes pouco divulgados.





- O EXORCISTA III (The Exorcist III) - 1990 



(9) Este filme não é bem uma sequencia dos anteriores, e sim mais uma adaptação de um livro de William Blatty, desta vez O Espírito do Mal. Blatty foi também o diretor do filme, cuja trama foi inspirado em uma serial killer de verdade, e que foi recheado de referências do filme de 1973 unicamente para receber o nome de "O Exorcista III" e aumentar o interesse do público pelo longa. Seja como for, o fato é que tambem trouxe um acontecimento sinistro. Um Serial Killer chamado Jeffrey Dahmer, declarou assistir a "O Exorcista III" diversas vezes antes de... matar suas vítimas. O mais curioso é que, quando Dahmer foi preso, o filme estava passando em sua TV.

- EXORCISTA: O INÍCIO (Exorcist: The Beginning) - 2004



 (10) O respeitável diretor John Frankenheimer, conhecido por Operação Fraça II e Ronin, foi convidado a assumir a direção deste longa que contaria a origem do demônio Pazuzu e seu primeiro encontro com o, futuro sacerdote Lankester Merrin. Porém Frankenheimer simplesmente abandonou o projeto, ainda no começo das filmagens... Frankenheimer morreu um mês depois devido à complicações em uma cirurgia.



Todos os filmes tiveram seus casos estranhos, mas curiosamente a maior parte se concentrou mesmo no primeiro filme, de 1973, que é também o mais bem sucedido de público e crítica. Lembrando que O Exorcista ainda é o único filme de terror a receber uma indicação de Oscar para Melhor Filme, porém, quase 42 anos depois, ainda conheço muitas pessoas que se recusam a assisti-lo, seja pela primeira vez ou novamente, mesmo sendo acostumadas a assistir diversos outros filmes de terror... por que será que este filme ainda causa essas reações e receios?





Acompanhe:
Parte I - POLTERGEIST
Parte II - A PROFECIA
Parte III - O BEBÊ DE ROSEMARY
Parte IV - O EXORCISTA

~Marcivaldo Lira


Comentários

  1. Meu amigo, esse me parece o pior de todos os outros filmes dessa seção de amaldiçoados, pois em todas as sequências da saga houve algum acontecimento tenebroso! Não assisti, e sigo com a ideia de não assistir a nenhum deles, mas conheço quem adore esse tipo de filme... Loucos! Rsrs. Gostei muito do post, viu? ;) Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. É uma escolha muito cheia. Estou muito medo e me assustou-me que sim. Geralmente eu achar que Exorcistas No Vaticano, é um filme que é lançado em uma queda livre de bater a cada clichês imagináveis em uma história de horror. De tudo isso, o mais interessante é uma cena em que ela cospe três ovos que representam a Santíssima Trindade. Poderíamos dizer que há material para contar uma história interessante, mas certamente com intenções não é suficiente. "As Fitas do Vaticano" poderia ter tido melhor destino se o tom geral do filme era crua e cheia de deboche.

    ResponderExcluir

Postar um comentário